domingo, 22 de janeiro de 2017

Gastronomia Saudável Fametro - Aprendendo os Paranauês

   Ano novo é tempo de coisa nova, então vamos criar uma nova sessão aqui no blog, o "Aprendendo os Paranauês", onde vou postar sobre os cursos ou estudos que farei ao longo do tempo.
   Semana passada houveram cursos de extensão gratuitos na faculdade Fametro, em todas as áreas que a instituição dispõe. Lógico que me inscrevi nos cursos de Gastronomia, que foram 4 no total. Pretendo fazer um post para cada curso, então vem comigo.

   O primeiro curso foi o de Gastronomia Saudável, em que foi ensinado uma entrada, prato principal e sobremesa. De antemão vos digo que ficou tudo ótimo, só uma coisinha aqui outra ali que eu acrescentaria, mas isso já é coisa da minha cabeça, que adora uma mudancinha pra aperfeiçoar as preparações. Chega de papo e vamos ao que interessa.

Entrada - Bolinho de Arroz Integral
   Creio que a ideia é fazer uma coisa saudável que pode ser até um reaproveitamento. Pois arroz é uma coisa que na maioria das vezes sobra um pouco, pelo menos aqui em casa.
   Lá tudo foi feito em grande quantidade, então vou diminuir aqui pra ficar melhor pra vocês fazerem em casa é assim.

Arroz pronto para fazer as bolinhas.
Ingredientes da massa:
500g de arroz integral cozido com 1 dente de alho, 1/2 cebola, um fio de azeite e sal
200g de queijo parmesão ralado
Um punhado de cebolinha e coentro
3 ovos batidos
Farinha de arroz até dar o ponto em que a mistura fique homogênea e dê pra fazer os bolinhos, vá colocando de colher em colher...

Ingredientes do empanamento:
100g de farinha de arroz
2 ovos batidos
100g de queijo parmesão ralado

   Com o arroz já frio misture todos os ingredientes da massa e faça as bolinhas apertando nas mãos, vai dar um trabalhinho mas ficam bons. Fizeram uns até recheados com atum.
 Depois das bolinhas feitas, passe na farinha de arroz, depois no ovo e depois no queijo. Coloque numa assadeira e leve pra assar em forno médio por uns 30 minutos ou até que fiquem douradinhos. Podem ser fritos também, mas ai não será tão saudável né?

Molho pronto.
Molho para acompanhar;
200g de creme de ricota ou requeijão light
50ml de leite
1 colher de sopa de mostarda
Pimenta do reino a gosto.

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo só pra dar uma aquecida.

Agora é só ir colocando o seu bolinho no molho e saborear. fica bem gostoso. E eu não que sou muito fã de bolinho de arroz gostei, viu?



A 1ª foto é dos bolinhos assados e a 2ª é deles fritos.

Prato Principal - Panqueca sem lactose

Esse molho verde ai faz parte da próxima aula.
Ingredientes para a massa:
1 ovo
130ml de leite de coco
70g de polvilho
 86g de fécula de batata
2g de sal
20g de queijo sem lactose (opcional)

Bater tudo no liquidificador por 5 minutos e depois faça as panquecas pincelando óleo de coco na frigideira. É uma massa bem legal que não gruda e é bem versátil dá pra usar com todos os tipos de recheio. Lá foi utilizado frango desfiado, mas fica a critério. Vou fazer em breve ai conto como fiz por aqui.


Sobremesa - Panna Cotta com Crocante de Soja

   Essa ficou bem boa, é uma sobremesa que não é muito doce, eu acrescentaria uma geleia diet pra dar mais um gostinho e agregar na mistura das texturas.

Ingredientes da Panna Cotta

1 colher de sopa de gelatina incolor
5 colheres de sopa de água
2 potes de iogurte grego Nestle
400g de ricota


   Hidrate a gelatina com a água por 15s no microondas, depois bata no liquidificador o Iogurte com a ricota e acrescente a gelatina hidratada. Deixe bater por uns 5 minutos. Ai é só colocar nas taças ou copinhos e levar a geladeira ou freezer (se estiver com pressa). Na geladeira vai umas 4h e no freezer 2h ou se você notar que já está firme antes desse tempo está ok.

Ingredientes do Crocante de Soja
200g de soja texturizada hidratada (é um pacote que diz que já vem hidratada)
Mel o quanto baste.

   Na frigideira coloque a soja e o mel e mexa até que ela fique bem escura e firme, depois desligue o fogo e continue mexendo para que ela não fique toda grudada, mas caso aconteça é só ir quebrando que dá certo.

E por fim um Suco Maravilhoso que eu jamais imaginaria fazer.

Suco de Hibisco com Abacaxi

Ingredientes:
50g de Hibisco
500ml de água
1 abacaxi
Gelo

   Ferva a água com o Hibisco e reservar, quando estiver frio bata no liquidificador com 1 abacaxi. Se achar o gosto muito forte vá acrescentando água. Lá tomei sem açúcar ou adoçante e estava uma delícia, mas se você pode adoçar a sua maneira.


   Bem, amigos e amigas, o curso foi esse, fui com minha amiga Vanessa Carvalho e amamos, tudo bem didático, não entregaram uma folha com a receita mas nos diziam direitinho. A faculdade está de parabéns, seria ótimo se as pessoas que se inscreveram fossem realmente, pois grande parte das turmas estava com pouca gente.
Fiquei doidinha pra fazer a minha pós lá, vou até me informar direitinho pra ver se rola. ;)

Aguardem os próximos capítulos.
Beijos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário